← Voltar para Blog

BLINDAGEM TRABALHISTA: A PROTEÇÃO QUE SUA EMPRESA PRECISA

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a blindagem trabalhista não é um meio para fraudar a lei ou direitos trabalhistas, ao contrário, a blindagem trabalhista é uma forma de blindar o patrimônio da empresa com base na legislação, através de procedimentos legais e ferramentas estratégicas adequados para aquela organização.

A Blindagem Trabalhista é uma forma inteligente e estratégica de proteger o patrimônio da empresa de eventuais riscos trabalhista que esteja exposta, podendo ser aplicada em todas as empresas independentemente do seu tamanho.

O que é uma Blindagem Trabalhista?

A blindagem trabalhista é um trabalho preventivo composto por procedimentos e ferramentas legais de acordo com o dia a dia da empresa, mapeado as suas necessidades, com o objetivo de redução de riscos trabalhistas, ou seja, busca evitar qualquer tipo de problema na esfera trabalhista, além de trazer mais segurança para a empresa.

Algumas das medidas específicas que podem ser tomadas para fortalecer a blindagem trabalhista incluem a manutenção de registros precisos e detalhados dos funcionários e suas atividades, a elaboração de contratos de trabalho claros e abrangentes, a adoção de políticas de remuneração justas e transparentes, a realização de treinamentos regulares sobre os direitos e deveres dos empregados, e implementação de um canal de comunicação aberto e transparente para lidar com problemas e conflitos.

É uma medida preventiva, que visa sim proteger o patrimônio da empresa, porém traz conformidade e observância as leis e normas trabalhista, evitando desgastes e preocupações com irregularidades, evitando custos desnecessários e ainda promovendo clareza para tomadas de decisões assertivas para a empresa.

Quais os benefícios de elaborar uma Blindagem Trabalhista?

Nesse contexto pode-se deduzir que um dos benefícios da blindagem trabalhista é evitar receber processo trabalhista, porém, muito importante que se diga que este é apenas um dos benefícios, possuindo outros de igual importância. Podemos citar alguns deles:

  • Redução de Multas administrativas diante uma possível fiscalização
  • Maior clareza para tomada de decisões estratégicas
  • Melhor clima organizacional
  • Redução da rotatividade

Pode-se concluir, portanto, que a blindagem trabalhista é uma medida que envolvem a adoção de boas práticas de gestão de pessoas, o cumprimento das leis trabalhistas e a implementação de políticas internas claras e bem executadas.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados